Agosto começou pesado para o prefeito Ricardo Ramos (PSDB/foto) e o para o secretário de Produção Rural e Recursos Hídricos, Ideval Alves, de Ouricuri, no Sertão do Araripe. A cidade está no epicentro de um escândalo de desvio de recursos. Nessa quinta-feira (1), explodiu a notícia de que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) está investigando a destinação de quase R$ 10 milhões, supostamente usados para perfuração de poços artesianos entre 2019 e 2023.
A gestão do prefeito pagou à empresa Opa Construções, mas a inspeção do TCE-PE revelou que os poços nunca foram perfurados, expondo uma grave discrepância entre os relatórios oficiais e a realidade das áreas rurais.
A auditoria do TCE-PE identificou informações fraudulentas, que teriam autorizado pagamentos ilegais à Opa Construções, totalizando R$ 9.941.177,92. A falta de documentos e a ausência de cooperação durante a auditoria levantam sérias suspeitas sobre a transparência da gestão.
Prefeito e secretário ainda não se pronunciaram sobre o caso, mas a oposição não para de circular a notícia pelo município.
O relatório do TCE-PE sugere que o Ministério Público de Contas tome medidas cabíveis, incluindo a imputação de débito à Opa Construções e a responsabilização de Ideval Alves e Ricardo Ramos pelos pagamentos irregulares. Tudo isso às portas de uma campanha municipal prestes a começar.
Reposicionamento
No próximo domingo (4), o Partido da Renovação Democrática (PRD) realizará sua convenção para oficializar a candidatura do ex-prefeito Túlio Alves à Prefeitura de Bodocó, no Sertão do Araripe. O evento marca o retorno de Túlio ao cenário político local, após governar o município de 2017 a 2020. A convenção, além de reunir apoiadores e líderes políticos, dá início à campanha de do ex-prefeito. Esse movimento sinaliza uma tentativa de resgatar a liderança perdida do grupo de Brivaldo Alves e reposicionar seu grupo político no controle do município.
A União
Na última quarta-feira a Coligação ‘União Pelo Povo’ oficializou as candidaturas de Danilo Simões (PSD) para prefeito e Edson Henrique (PP) para vice durante uma convenção partidária que lotou o Cine Teatro São José, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. A convenção, que também confirmou 40 candidatos a vereador, destacou a união estratégica do PSD, PP, União Brasil e Novo. Danilo Simões e Edson Henrique prometeram um trabalho conjunto para transformar o município, enfatizando a diversidade de apoio como força para enfrentar os desafios locais.
Jaboatão
Foi muito conversado, até que a pré-candidata à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Clarissa Tércio (PP), anunciou Charles Rodrigues (Podemos) como vice na sua chapa nesta quinta-feira (1). A chapa será oficializada em convenção amanhã (3). Clarissa e Charles destacaram a união para enfrentar os desafios da cidade e a determinação em promover mudanças concretas e sustentáveis, com foco no engajamento da comunidade.