A temperatura eleitoral subiu em Tacaratu (PE), Sertão de Itaparica, após denúncia formalizada na justiça pelo MDB do atual prefeito Washington Araújo contra o candidato a prefeito da oposição, Gerson Filho (PSB/foto). Este foi acusado de falsificação ideológica e uso de documento falso. O motivo refere-se à data da convenção socialista, juntamente com o Republicanos e o União Brasil, que foi marcada para 4 de agosto – mesma data da convenção do MDB.
Em resposta, o diretório municipal do PSB apresentou uma nota à imprensa criticando o gestor por “tentar ludibriar a população com fins meramente eleitoreiros”.
Confiram a íntegra da nota:
Informamos a todos os cidadãos de Tacaratu que as notícias veiculadas sobre suposto crime de falsidade não passam de mentiras, numa desesperada tentativa de ludibriar a população com fins meramente eleitoreiros. O que aconteceu foi que, para a reserva de espaço para realização da convenção partidária, foram protocolados dois ofícios, o primeiro em 4 de junho e o segundo em 4 de julho, tendo a gestora do prédio público enviado à GRE apenas o segundo ofício.
O grupo de oposição ao PSB, apenas de posse do segundo ofício, alegou que havia falsificação de documento, sem que houvesse qualquer prova deste crime. Na verdade, o grupo do prefeito Washington se valeu de documento ilegítimo, apócrifo e com montagens grosseiras para turvar a realidade dos fatos e tumultuar o processo judicial.
Essa atitude tem como intuito apenas criar cortina de fumaça para esconder os gravíssimos atos ilegais praticados pelo prefeito Washington, que já são objeto de 4 (quatro) processos por abuso e irregularidades eleitorais. Em todos os processos o Ministério Público Eleitoral – MPE já emitiu parecer favorável à condenação do prefeito e pré-candidato, com grande possibilidade de gerar até mesmo sua inelegibilidade, com a cassação da chapa de Washington, devendo o Juiz Eleitoral, muito em breve, proferir as sentenças de condenação.
A título exemplificativo, nos autos da Representação n. 0600057-73.2024.6.17.0089, o MPE constatou que na inauguração do posto de saúde e na inauguração do abastecimento de água em sítios, o prefeito Washington utilizou de recursos públicos municipais para promover sua campanha eleitoral, em verdadeiro showmício, fato este público e notório de todos os tacaruenses, inclusive tendo divulgado as ilegalidades em suas redes sociais.
O dinheiro público que poderia ser aplicado em diversas ações, como merenda e remédio, está sendo utilizado para patrocinar showmícios em favor da sua campanha eleitoral.
Acusa-se o PSB de crime por ter simplesmente pretendido agendar sua convenção partidária – fato que não traz prejuízo aos cofres públicos, enquanto o prefeito Washington utiliza de recurso municipais em favor de seus interesses privados.
Por fim, informamos que toda e qualquer notícia falsa veiculada contra o PSB-Tacaratu e contra seus pré-candidatos sofrerão as reprimendas processuais necessárias, nelas incluindo aplicação da lei civil e penal.
Atenciosamente,
Assessoria jurídica/PSB -Tacaratu