Pesqueira é 4ª cidade a receber Festival ‘Pernambuco Meu País’

por Carlos Britto // 04 de agosto de 2024 às 21:29

Foto: Hesíodo Góes/Secom-PE

Pesqueira, no Agreste Central, é a quarta cidade a receber o Festival ‘Pernambuco Meu País’, celebrando a arte e a cultura no Interior do Estado. Na última sexta-feira (2), a governadora Raquel Lyra comandou a abertura do evento no município, que teve, nesta semana, o clube carnavalesco Caiporas de Pesqueira eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. O evento ainda homenageou, ontem, os 80 anos de nascimento de Naná Vasconcelos – o outro homenageado do festival é o artista plástico Abelardo da Hora.

O início do festival na cidade foi marcado pelos shows de Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e Nando Reis. O ‘Pernambuco Meu País’ é realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico (Fundarpe).

É maravilhoso ver que os Caiporas foram eleitos Patrimônio Vivo de Pernambuco e é muito bom a gente poder reconhecer a nossa cultura popular, a nossa arte e conseguir mantê-la e transmiti-la de geração em geração. O festival traz muito isso. Isso é um presente para a cidade, um presente para a região e para o nosso Estado. A homenagem aos 80 anos de nascimento de Naná Vasconcelos na abertura do Festival em Pesqueira é mais do que merecida“, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destacou a importância da homenagem a Naná Vasconcelos em um festival que carrega a cultura pernambucana no seu DNA. O artista faleceu em março de 2016. “Naná é um percussionista e compositor que teve sua vida dedicada à música. O festival está permitindo que a população do Estado todo conheça várias cidades, vários municípios e, acima de tudo, tem essa imersão na cultura que é tão rica e diversa. Estamos investindo para proporcionar que as pessoas conheçam as mais diversas linguagens culturais do Estado”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Lembro também que Nina cuidava bem de seus clientes ,independente de quem fosse,ao terminar as festas alguém bebia demais e…