MPT-BA alerta sobre tentativa de golpe financeiro usando o nome da instituição

por Carlos Britto // 05 de agosto de 2024 às 09:00

Foto: Ilustrativa

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) emitiu um alerta sobre uma tentativa de golpe financeiro utilizando o nome da instituição. A denúncia foi feita por um advogado representante de um sindicato de trabalhadores, que entrou em contato com o MPT-BA na última quarta-feira (31/07) para verificar a autenticidade de um pedido encaminhado ao sindicato solicitando custeio de alimentação e transporte de trabalhadores.

De acordo com o relato, o golpista se passou por procurador do MPT-BA e chegou a produzir um ofício com o timbre da instituição para formalizar a solicitação. Todo o material foi reunido e encaminhado à Polícia Federal (PF), que está investigando o caso. Até o momento, não há registro de que alguém tenha repassado valores aos golpistas. O MPT-BA informou que outras tentativas semelhantes já foram registradas e orientou diretores de sindicatos a prestar queixa na Polícia Civil (PC) local e a apresentar ao MPT-BA cópias dos boletins de ocorrência, que também serão encaminhadas à Polícia Federal.

Em nota, o MPT-BA enfatizou que seus membros não solicitam pagamentos ou repasses de valores para operações ou forças-tarefas de combate ao trabalho escravo, ou qualquer outra atividade funcional da instituição. O Ministério não emite boletos ou faz cobranças relacionadas à participação de sindicatos. Qualquer pedido suspeito deve ser comunicado imediatamente ao MPT-BA para orientação sobre como proceder.

O Ministério reforçou que só utiliza endereços de e-mail oficiais com o domínio mpt.mp.br e alertou que e-mails falsos enviados em nome da instituição devem ser desconsiderados e apagados. Números de telefone suspeitos devem ser bloqueados, e as mensagens devem ser deletadas sem serem abertas. Em hipótese alguma, pagamentos devem ser realizados, links clicados, ou informações pessoais fornecidas. Para confirmar a autenticidade de documentos, os cidadãos devem utilizar os canais oficiais disponíveis no site do MPT-BA (prt5.mpt.mp.br), onde também estão listados os endereços das unidades e os números de telefone para contato. (Fonte: Bahia Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Lembro também que Nina cuidava bem de seus clientes ,independente de quem fosse,ao terminar as festas alguém bebia demais e…