Governo federal cria fundo de investimento para concluir Transnordestina

por Carlos Britto // 05 de agosto de 2024 às 10:00

Foto: Ministério dos Transportes/divulgação

O presidente Lula sancionou o projeto de lei 858/2024, que cria o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e a investimentos para conclusão da ferrovia Transnordestina, obra que beneficiará a escoamento de grãos do Piauí, ligando o estado aos Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), por ferrovia. A assinatura aconteceu durante a visita do presidente a São Gonçalo do Amarante (CE).

A obra da Transnordestina foi retomada no atual governo Lula e a nova lei permite colocar mais recursos e investimentos na obra. O texto permite que o Banco do Nordeste (BNB) empreste recursos e financie a conclusão da obra. O valor a ser liberado é R$ 3,6 bilhões, suficiente para a conclusão da ferrovia, em 2027.

A obra terá uma extensão total de 1.206 km e foi incluída no Novo PAC. A ferrovia é considerada a principal obra estruturadora para o desenvolvimento do Nordeste, pois vai ajudar no transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério. Ela liga o sertão ao mar e cortará 53 municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

Previsão

A primeira fase da obra será concluída em 2027, com interligação da cidade de Eliseu Martins (PI) ao Completo Industrial e Portuário do Pecém (CE). A previsão do governo é que segunda etapa seja concluída em 2029. No estado do Ceará, a Transnordestina planeja operar três terminais de carga, abrangendo também a bacia leiteira e pequenos e médios agricultores da região. A localização de um terminal voltado para grãos já está definida entre Iguatu e Quixadá, enquanto os outros dois, destinados a combustíveis e fertilizantes, serão determinados posteriormente.

O trecho pernambucano da ferrovia, de Salgueiro ao Complexo de Suape, foi excluído da atual concessão, mas será construído pelo governo federal. Está orçado em R$ 4 bilhões e também faz parte do Novo PAC. (Fonte: Cidade Verde.com)

Governo federal cria fundo de investimento para concluir Transnordestina

  1. Sempre Atento disse:

    Duvido terminar essa obra,o dinheiro vai sumir como sempre e nada vai ser feito.

  2. Julio Lossio O Pior Prefeito de Petrolina disse:

    De fundo esse governo entende!
    Quem mais gosta de um fundo pra chamar de seu é Janja.

  3. Marcos Macedo disse:

    Lula heroísmo sem precedentes. Inquestionavelmente o melhor politico desse país. O pobre que o diga.

  4. Jose Menino Silva Monteiro disse:

    A Transnordestina, projetada ainda no primeiro período Lula, foi esquecida por anti-Nordeste Temer(oso) e Bolsonaro – dois espécimes do pior que a Humanidade produziu. Roubam recursos públicos sem o menor ressentimento de condenar milhões à miséria. VOLTA a esperança de que nossos trilhos voltem ao foi há 50 anos: ligar Ceará (Fortaleza, na época) à Pernambuco (Recife). Eu vi. Eu viajei de trem.

  5. Sempre Atento disse:

    Esse José Menino debe ter fumado muita folha para dizer que Bolsonaro não fez nada por esta obra ai,o mesmo di, que teve roubo,o roubo teve e foi no tempo dos Nove Dedos, na realidade se ele lê só ver as notícias de desviou já neste governo ,acorda jujujujujumento.

  6. PT - O CÂNCER DA NAÇÃO disse:

    TUDO isso, para desviar bilhões do povo! Cara dos PTralhas! Quanto mais “PACs”, mais roubalheira! E nunca terminam!
    Da mesma forma que a TRANSPOSIÇÃO, que precisou Jair Messias Bolsonaro entrar, para CONCLUIR. Mas depois que a quadrilha do stf botou om presidiário de volta, o PT fechou as águas, para voltarem a desviar dinheiro público com os CARROS-PIPAS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários