Nas eleições municipais de 2024, a cidade de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, contará com apenas uma chapa na disputa pela prefeitura. Corrinha de Geomarco (PSB) e Jurandir Torres (PSB) são os únicos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer aos cargos de prefeita e vice-prefeito, respectivamente. A chapa conta com o apoio da atual prefeita, Josimara Cavalcanti.
Com uma população de 18.692 habitantes e 16.048 eleitores, Dormentes vive uma situação inédita em sua história política. Desde sua fundação, em 1991, esta será a primeira vez que a cidade terá apenas uma chapa concorrendo ao Executivo Municipal. Em todo o estado de Pernambuco, apenas três municípios – Dormentes, Caetés e Solidão – têm um único candidato à prefeitura nestas eleições.
Segundo a legislação eleitoral, basta um único voto válido para que os candidatos sejam eleitos, mesmo que a maioria dos eleitores opte por votar em branco ou nulo. Com isso, a eleição para prefeito em Dormentes se torna praticamente uma formalidade.
Enquanto a corrida pela prefeitura está decidida, a disputa acirrada fica por conta das 11 vagas na Câmara Municipal. Ao todo, 19 candidatos concorrem ao Legislativo local, sendo 12 do PSB, partido da situação, e 7 do União Brasil, representando a oposição.