Uma nova ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, resgatou nessa terça-feira (20) um total de 17 aves da fauna silvestre, mantidas em gaiolas e sem qualquer tipo de documentação de órgão ambiental. Os casos ocorreram durante o deslocamento da equipe pela BR-232.
No decorrer do percurso feito pelos agentes, pontos comerciais e algumas residências chamaram a atenção pela presença de gaiolas penduradas no exterior. Após as abordagens, nenhum dos animais possuía anilha de identificação, assim como uma autorização especial emitida pelo órgão ambiental que permitisse a criação de espécies silvestres.
Entre os exemplares, estavam dois Azulões, cinco Cardeais-do-Nordeste, três Galos de Campina, dois Golinhas, três Canários Belgas, um Xexéu e um Tico-Tico-Rei-Cinza. As espécies foram encaminhadas à CPRH através da área de soltura e monitoramento da fauna silvestre, na Fazenda de Barreiros, em Serra Talhada.
Os envolvidos entregaram as aves de forma espontânea, e assinaram um Termo de Compromisso para comparecer em juízo pelo crime ambiental. No último sábado (17), a equipe já havia resgatado quase 11 aves silvestres mantidas irregularmente em gaiolas. Somente este ano, a PRF resgatou 381 animais silvestres durante operações em Pernambuco.