Pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Recife (PE), divulgada nesta quinta-feira ( 22), aponta que o atual prefeito João Campos (PSB) lidera a corrida para se manter no comando da capital pernambucana com 76% das intenções de voto. Todos os demais candidatos estão empatados na margem de erro, de quatro pontos percentuais para mais ou para menos: o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL) aparece com 6%, Daniel Coelho (PSD), tem 5%, Dani Portela (PSOL), 4%, e Tecio Teles, 1%.
Os demais candidatos, Ludmila (UP), Victor Assis (PCO) e Simone Fontana (PSTU), não pontuaram. Brancos e nulos são 5% e outros 2% disseram que não sabem quem votariam.
O Datafolha ouviu 910 eleitores recifenses entre os dias 20 e 21 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-06023/2024. João Campos também lidera na pesquisa espontânea, na qual não há sugestão de nomes dos candidatos e o entrevistado dita a intenção de voto por conta própria. O atual prefeito aparece com 51% das intenções de voto, seguido de Gilson Machado, com 4%, Daniel Coelho, com 1%, e Dani Portela 1%.
Outros 5% disseram que votariam “no atual” prefeito, enquanto demais nomes citados somaram 4%. Nas respostas espontâneas, 32% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar, enquanto brancos e nulos somaram 4%.
Conhecimento e avaliação de governo
O Datafolha também mediu o índice de conhecimento dos eleitores sobre os candidatos. João Campos é conhecido por 99% dos entrevistados, enquanto Daniel Coelho, por 88%. A taxa de conhecimento de Dani Portela é de 50%, seguida de Tecio Teles, com 46%, e Gilson Machado, com 37%. Simone Fontana tem 22% de conhecimento, Ludmila 17% e Victor Assis 11%. A gestão do atual prefeito é considerada ótima ou boa por 70% dos entrevistados. Outros 25% consideram o governo de João Campos regular, 4% avaliam como ruim ou péssimo e 1% não soube responder. (Fonte: Estadão)
É o nordeste não gosta de mudanças, sempre deixam os mesmos depois ficam nos rádios reclamando,quem anda em Recife tá jogado as baratas aquele centro antigo dá até medo de andar,paciência quem nasceu na merda vai morrer na merda afogado dentro de uma fossa.