Direção do Avante-BA cobra e recebe explicações de diretório sobre apoio a Andrei da Caixa

por Carlos Britto // 24 de agosto de 2024 às 16:05

Foto: Blog do Carlos Britto/arquivo

Após um dos integrantes do Avante em Juazeiro questionar o apoio do partido à chapa majoritária de Andrei da Caixa (MDB) e Tiano Felix (PT) na disputa pela prefeitura, o diretório estadual do Avante também pressiona o diretório municipal por explicações.

O presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, notificou na noite de ontem (23) o presidente do diretório municipal, Cirineu Ribeiro do Nascimento (Ribeiro da Hidrofort/foto), a “para prestar esclarecimentos” que podem “configurar violação de diretriz partidária capaz de ensejar a anulação da convenção municipal e dissolução do diretório municipal“.

Carletto relaciona a escolha de “candidatos dissonantes“, “impugnações ao DRAP” e “inobservância das diretrizes do Avante Estadual”, que levaram a comissão a apoiar a candidatura a prefeito de Andrei da Caixa. A notificação dá 24 horas para resposta (confiram a íntegra da nota).

Entenda o caso

A ação foi movida ontem pelo representante do PSOL, Antonio Carlos dos Reis Barreto, e do Avante, Flamarion Bispo Moreira de Souza. A justificativa dos dois se deve ao fato de que o MDB de Andrei da Caixa não faz parte da Federação ‘Brasil da Esperança’ – formada pelo PT/PV/PCdoB, a qual o Avante definiu apoiar na convenção da legenda.

Esclarecimento

Neste sábado (24), cumprindo o prazo estipulado pela executiva estadual, Ribeiro da Hidrofort esclareceu o episódio. Em nota  ele argumentou que, de fato, o Avante local optou pelo apoio à Federação Brasil da Esperança, mas não houve concenso em relação à chapa majoritária. Dessa forma, a legenda decidiu formar coligação com o MDB de Andrei da Caixa, “não tendo o partido feito qualquer objeção, seguindo as diretrizes do diretório estadual”, frisa a nota.

Sobre as impugnações, o Avante justifica que não partiram de candidato, nem de integrante da comissão provisória da legenda, mas de um filiado – o qual o diretório municipal ou o seu presidente tem responsabilidade “por atos isolados. O Avante em Juazeiro reforça que segue à risca as diretrizes da legenda, apoiando candidatos da base do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do presidente Lula (PT). A íntegra da nota pode ser acessada no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários