Projeto leva crianças para ações de dança no Centro de Cultura João Gilberto

por Carlos Britto // 26 de agosto de 2024 às 21:37

Foto: Thierri Oliveira/Abajur Produções

Fazer pontes entre a dança, os espaços culturais e instituições sociais. Esta é a missão do ‘Primeiros Passos’ do Coletivo Trippé. O projeto vem realizando ações de mediação cultural no Centro de Cultura João Gilberto desde julho. Na última semana, recebeu o público infantil de escolas públicas e ONGs de Juazeiro (BA) para fazer uma visita guiada e assistir ao espetáculo.

O bailarino Adriano Alves apresentou o solo de dança “Eu Cá Com Meus Botões”, criado a partir do universo da poesia infantil. Foram três sessões, recebendo públicos da Escola Estação Do Saber José Carlos Tanuri, do Instituto Dona Raimunda e da Casa Dom José Rodrigues. “É muito lindo! Gostei da hora do cachorro e quando ele tomou uma queda e jogou água em nós“, diz o estudante José Ivaldo da Silva, 10, do Instituto Dona Raimunda.

Além de ver o espetáculo, as crianças conhecem todo o espaço cultural e recebem material educativo sobre a obra. A professora da Estação do Saber, Tânia Couto, reforça a importância de ações culturais para crianças. “É muito importante que elas vivenciem desde cedo estar no teatro, conhecer nossas culturas e presenciar momentos como esse“, afirma.

No mês de julho foi atendido o público idoso da cidade. O espetáculo ‘Janelas Para Navegar Mundos’ realizou três sessões recebendo pessoas dos lares de acolhimento à pessoa idosa e também de grupos sociais das comunidades. Além dos espetáculos, o coletivo vem oferecendo duas turmas de iniciação à dança no centro de cultura, uma para crianças e outra para jovens e adultos, sempre às segundas e quartas.

Primeiros Passos

O Primeiros Passos é a plataforma de mediação cultural do Coletivo Trippé, que busca realizar pontes entre dança e novos públicos na região, oferecendo espetáculos e outras atividades. Desde sua primeira edição (em 2017), estima-se que mais de 8 mil participantes passaram pelo projeto, principalmente estudantes de escolas da rede pública de ensino e pessoas atendidas por instituições sociais.

Esse projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo/Bahia (PGBA) e tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura/Governo Federal. A PGBA foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando a cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários