A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, com apoio da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz/PE), deflagrou nesta quarta-feira (28) a Operação ‘Conexão Suriname’, focada no combate ao contrabando de cigarros, lavagem de dinheiro e atuação de organização criminosa. A operação cumpre três mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão, expedidos pelas 28ª e 34ª Varas da Justiça Federal do Estado.
As ações ocorrem simultaneamente em residências e estabelecimentos comerciais nas cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Custódia, Águas Belas e Pesqueira. Participam da operação aproximadamente 45 policiais federais e 16 fiscais da Sefaz/PE.
As investigações começaram em abril de 2021, revelando uma organização criminosa que trazia cigarros estrangeiros por via marítima e terrestre e operava fábricas clandestinas sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A operação busca identificar mais envolvidos, esclarecer o modus operandi e rastrear bens adquiridos com recursos ilícitos.
Os investigados podem responder por lavagem de dinheiro, contrabando e participação em organização criminosa, com penas que podem chegar a 23 anos de prisão. O nome da operação faz referência ao uso do Suriname como ponto de distribuição de cigarros contrabandeados para o Norte e Nordeste do Brasil.