O Ministério Público Eleitoral (MPE) lançou sombra sobre a candidatura de Zé Bezerra (PRD) à Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde (Sertão do Pajeú), ao solicitar o indeferimento do registro de sua candidatura. Em manifestação apresentada pelo promotor Vandeci Sousa Leite, foram destacadas as condenações criminais anteriores de Zé Bezerra, argumentando que o período de inelegibilidade ainda está vigente, uma vez que começa a contar após o cumprimento das penas.
As condenações que pesam contra Zé Bezerra envolvem crimes de responsabilidade relacionados ao manuseio indevido de recursos públicos, tanto na construção da barragem do Sítio Mariri quanto em outras ações que beneficiaram terceiros.
A interpretação do MPE, baseada nas Súmulas 59 e 60 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sustenta que, apesar da prescrição das penas, os efeitos colaterais das condenações mantêm o candidato inelegível.
Do outro lado, a defesa de Zé Bezerra, representada por seu filho Tassio Bezerra, ex-prefeito da cidade, adota um tom cauteloso e aguarda a decisão final da Justiça Eleitoral, afirmando que o parecer do MPE ainda não configura uma decisão judicial definitiva. A disputa pelo comando de Santa Cruz da Baixa Verde agora aguarda um desfecho que pode redefinir o cenário eleitoral local.
Sob pressão
A campanha de Genneycka Brito (PP) para vereadora em Tabira (Sertão do Pajeú), pela Coligação ‘Juntos Para o Trabalho Continuar’, também enfrenta uma turbulência política. Um parecer do Ministério Público Eleitoral colocou em dúvida a regularidade da sua candidatura, alegando falta de desincompatibilização no prazo. A equipe de Genneycka não deixou por menos e logo rebateu, apontando que o parecer se baseou em um vídeo fora de contexto e um print sem relevância, usados para tentar minar sua candidatura. A defesa já foi protocolada, e agora a decisão está nas mãos do Judiciário.
Virando a página
Durante ato de campanha no bairro da Jaguarana, em Paulista (Região Metropolitana), o candidato a prefeito pelo PSDB, Ramos, prometeu enfrentar os escândalos de corrupção que marcaram a cidade. “Vou virar a página da corrupção“, afirmou, demonstrando sua disposição para romper com práticas antigas. Felipe Andrade, candidato a vice-prefeito pelo PSD, reforçou o compromisso com a mudança, destacando o crescimento do apoio popular ao projeto da chapa.
Deslize
Rodrigo Pinheiro (PSDB), candidato à reeleição em Caruaru (Agreste Central), cometeu um deslize ao prestar uma homenagem póstuma. Em nota de pesar pela morte do ex-vice-governador e ex-deputado caruaruense Roberto Fontes, Rodrigo utilizou a imagem errada, colocando a foto do ex-deputado federal por Sergipe, Roberto Fontes de Goes, que além de estar vivo, presidiu o PSDB em outro Estado. A confusão rapidamente viralizou nas redes sociais e grupos de WhatsApp, levando críticos a acusarem o prefeito de desconhecimento sobre figuras políticas locais e do Estado. A postagem, que ficou cerca de 40 minutos no ar, foi corrigida posteriormente.