Simpósio na Univasf discute sustentabilidade e produção agroecológica

por Carlos Britto // 31 de agosto de 2024 às 15:02

Foto: Ascom

O Núcleo de Gestão em Projetos Sociais (NGPS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou o 1º Simpósio de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar entre os dias 28 e 30 de agosto. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca da Univasf, no campus Sede, em Petrolina, e reuniu docentes, pesquisadores, estudantes e cerca de 50 agricultores familiares reassentados do Projeto de Integração do São Francisco (Pisf).

A programação do simpósio incluiu palestras e sessões temáticas focadas no desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, práticas agroecológicas e as experiências produtivas das Vilas Rurais do Pisf. O professor Francisco Nogueira destacou, em sua palestra, a importância do diálogo entre conhecimento acadêmico e práticas sustentáveis para a sociedade. “É fundamental discutirmos temas como produção de alimentos saudáveis e qualidade de vida, que impactam diretamente a realidade das pessoas”, afirmou.

Agricultores de várias vilas produtivas rurais, incluindo Captação, Negreiros, Queimada Grande e outras, participaram do evento, expondo e comercializando seus produtos. Luciano dos Santos, da Vila Laffaiete, na Paraíba, enfatizou a importância do simpósio para a troca de conhecimentos e fortalecimento das comunidades locais. O evento também marcou o lançamento da nova identidade visual do NGPS, que reflete a ligação com a Univasf e o trabalho com as vilas produtivas rurais, incorporando elementos como o sol, o rio e a gota d’água, símbolo do projeto.

Além das discussões e lançamentos, o simpósio contou com a exposição fotográfica “Os Sertões da Transposição”, que apresentou imagens das vilas produtivas rurais do Pisf. A exposição, dividida em três partes — “A Terra”, “O Povo” e “A Luta” —, buscou dar visibilidade ao modo de vida e desafios enfrentados pelos moradores dessas comunidades. O evento foi uma parceria entre o NGPS, o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Univasf, buscando fortalecer a agricultura familiar e a sustentabilidade no semiárido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários