Interrompida há 23 anos, obra da Adutora da Redenção em Santa Maria será retomada

por Carlos Britto // 09 de setembro de 2024 às 07:40

Foto: divulgação

Em Santa Maria da Boa Vista (PE), Sertão do São Francisco, a obra de construção da Estação de Tratamento (ETA) Redenção começará nesta segunda-feira (9). O equipamento teve sua construção iniciada no ano de 2001 e será concluída apenas agora pelo Governo de Pernambuco- 23 anos após ter sido interrompida. A notícia foi dada pelo prefeito George Duarte e o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, e também foi prestigiada pelo deputado federal Lucas Ramos (PSB).

A gente fica feliz por ver que, após décadas, esse sonho do povo boavistano será realizado. Diversos equipamentos já chegaram aqui na cidade e agora iremos para a fase de instalação. Agradeço ao governo do estado por nos ouvir e garantir esse pleito da nossa gestão”, comemorou George Duarte.

Almir Cirilo também destacou a sua alegria diante desta conquista. “Desde quando assumimos a gestão dos recursos hídricos no nosso estado, a prioridade tem sido primeiramente concluir o que foi deixado incompleto. Esta obra da Adutora da Redenção é um destes casos. Levamos a demanda da população e da prefeitura à Compesa, que fez o diagnóstico do que era preciso para a retomada e hoje já estamos com as tubulações e equipamentos na cidade para recomeçar essa construção já nesta segunda-feira. Vamos atender cerca de oito mil pessoas, que hoje são dependentes de carro pipa”, pontuou.

O projeto é composto pela conclusão de uma casa de química, a recuperação de uma estação elevatória de lavagem e recuperação de filtros e a instalação de uma subestação de 45kva. A  estrutura de captação será de 42 litros de água por segundo, bombeados para uma estação de tratamento através de uma rede adutora de 250 milímetros, de onde partem dois ramais: um para reforço da zona urbana da cidade, com 20 litros de água por segundo, através de uma rede adutora de 200 a 150 milímetros de diâmetro; e o outro para o abastecimento da zona rural do município, seguindo desde a ETA até o povoado de Cauã, percorrendo uma extensão de 33 km através de adutora de 300 a 150 milímetros de diâmetro. Segundo a prefeitura, a obra resolve 70% do abastecimento rural de Santa Maria.

Interrompida há 23 anos, obra da Adutora da Redenção em Santa Maria será retomada

  1. Sempre Atento disse:

    Rapaz 23 anos,imagina o tanto de governantes incompetentes que passaram, fora o dinheiro que foi para o bolso de alguém.

  2. Otavio disse:

    Esse é o tipo de obra que novamente vai pro ferro velho, igual a famigerada Transposição do São Francisco. A solução para o homem do Semiárido, do matuto, do sertanejo, está em se fazer pequenas obras como barragens subterrâneas/galgáveis e no seu balde como diz o matuto, colocar um POÇO AMAZONAS, instalar um pequeno bombeamento para um reservatório elevado e daí se fazer uma pequena irrigação de no máximo 1 hectare. Em assim se fazendo, o matuto não vai mais precisar de carro pipa, não vai mais precisar de bolsa família, não vai mais precisar de auxílio chapéu de palha, não vai mais precisar auxílio safra, não vai mais precisar mendigar nada, ele será um homem digno que produz o seu sustento e da sua família.

  3. Detetive SP disse:

    Serviço público é uma vergonha. Obras importantes são tocadas aos pedacinhos e passa décadas enrolando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários