Inspeções do MPBA apontam irregularidades em unidades de saúde de Euclides da Cunha

por Carlos Britto // 10 de setembro de 2024 às 10:31

Foto: Ascom MPBA/divulgação

O Ministério Público da Bahia (MPBA) realizou inspeções em unidades de Saúde de Euclides da Cunha, no note do Estado, nos últimos dias 28 e 29 de agosto. Foram inspecionadas 12 Unidades de Saúde da Família (USF), o Hospital Municipal e seu Centro de Parto Normal anexo. coordenadas pela promotora de Justiça Laíse de Araújo Carneiro, as ações constataram deficiências nas estruturas físicas, de equipamentos e de pessoal. Relatório sobre as irregularidades, com as informações do resultado das inspeções, será encaminhado para a Prefeitura Municipal adotar as medidas de saneamento em prazo não superior a 90 dias.

As inspeções envolveram uma equipe de 14 pessoas, entre promotores de Justiça, servidores do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) e da Promotoria de Justiça regional do município. Foi constatado que, apesar de haver unidades de saúde com boas condições de higiene e limpeza e estrutura física aceitável, a maioria apresentou diversas irregularidades, como a presença de mofos, rachaduras e infiltrações; faltas de insumos básicos de higiene, a exemplo de álcool em gel, papel toalha e sabão líquido; e inadequações nas salas de esterilização e nos protocolos de saúde e segurança.

Segundo a promotora de Justiça Laíse Carneiro, também na maior parte das unidades a equipe de saúde encontra-se incompleta, contando apenas com um técnico de enfermagem, além da ausência de serviços de saúde bucal e falta de abrigo para resíduos sólidos em todas as unidades inspecionadas.

A promotora ressaltou a importância do trabalho do MPBA em monitorar as unidades de saúde e cobrar pelas melhorias necessárias. “Essas inspeções são cruciais para identificarmos as áreas que necessitam de melhorias imediatas. Nosso objetivo é garantir que a população de Euclides da Cunha tenha acesso a serviços de saúde de qualidade. As ações comprovam o compromisso do MP baiano em fiscalizar e promover a melhoria contínua dos serviços de saúde pública essenciais para o bem-estar da comunidade”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários