A Polícia Federal (PF) em Pernambuco, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (10) a Operação “Mãos Fechadas” para desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro. A ação ocorre em Ipubi (Sertão do Araripe), tem como alvo agentes públicos, servidores, empresários e particulares que teriam participado do esquema.
As investigações, iniciadas em 2021, apontam que empresas ligadas a agentes públicos vinham sendo beneficiadas em contratos com a prefeitura para fornecimento de alimentos, materiais de limpeza e de escritório. Esses contratos, firmados entre 2017 e 2023, movimentaram cerca de R$ 12 milhões.
Ao todo, 50 policiais federais e três auditores da CGU cumprem 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares, como quebras de sigilos bancário e fiscal. Os crimes investigados incluem formação de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, fraude à licitação e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a mais de 42 anos de prisão.
O nome “Mãos Fechadas” faz alusão ao desvio de recursos públicos para beneficiar um grupo restrito, numa metáfora para a retenção ilícita de dinheiro.
Se essa moda pegar muito nego aqui em Petrolina vai dançar, aqui os prédios são construídos do dia para noite,fora os terrenos que tomaram de conta.
Petrolina-PE merece uma operaçao nesses moldes.