Exposição sobre pedras sagradas de Umbanda fica até 20/09 em Juazeiro

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2024 às 21:00

Foto: Adriano Alves/divulgação

A exposição ‘Três Pedras Dentro Dessa Aldeia’, que reúne obras da artista visual Luísa Magaly, segue em cartaz no Centro de Cultura João Gilberto de Juazeiro (BA) somente até sexta-feira (20). A proposta expõe os resultados da pesquisa de três anos feita pela artista no Terreiro de Umbanda Caboclo Sultão das Matas. A visitação tem entrada gratuita e conta com mediação cultural das 9h às 17h.

Aberta desde o último 22 de julho, a exposição que reflete sobre as pedras sagradas na umbanda tem atraído diversos grupos para visitantes, entre eles os turistas que visitam a região. Também foram recebidos grupos de estudantes, de escolas públicas e particulares, além de universitários. Projetos sociais que atendem crianças e pessoas idosas também foram contemplados. “São pessoas interessadas em ver as artes visuais acontecendo no território de identidade do Sertão do São Francisco. Então, fica o convite para todas as pessoas visitarem“, afirma Luísa Magaly.

Democratizando as obras, o projeto investe na acessibilidade. Há a possibilidade de agendar a tradução de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nas visitas, e as obras contam com o recurso de Braille em suas informações – além de audiodescrição.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA) e tem apoio financeiro do governo do Estado através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A PGBA foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando a cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Também há o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da PROEXT e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), através do Departamento de Artes Visuais e Design, além do Centro de Cultura João Gilberto. (Texto: Adriano Alves/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários