A Polícia Militar da Bahia (PMBA), em operação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e outras forças policiais, localizou e erradicou ontem (18) mais dois plantios de maconha na região de Irecê (norte do Estado). Além das plantações, também foi identificado um segundo laboratório de produção intensiva de maconha, onde a droga era cultivada com tecnologia avançada e sementes especiais, possivelmente importadas da Europa.
O local contava com irrigação motorizada e um pavilhão climatizado para manejo e secagem da maconha, que incluía a produção de haxixe, um entorpecente de alto teor de THC extraído de brotos e flores da planta. A operação expôs a capacidade da organização criminosa, que vinha atuando na região há pelo menos dois anos, abastecendo facções de diversos Estados com grande produção, alcançando até oito toneladas de droga por hectare.
A estrutura encontrada demonstra o alto poder financeiro do grupo, que utilizava toda a cadeia produtiva, desde o plantio até a distribuição dos entorpecentes.