A fila de pacientes à espera de um transplante em Pernambuco ainda é um desafio para as autoridades de saúde no Estado. Ao todo, 3.589 aguardam um órgão para viver de forma saudável após o transplante.
O cenário motivou a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a realizar neste domingo (22) a 1ª Caminhada pelo ‘Setembro Verde’, intitulada “Seu Sim, uma Nova História”. A concentração terá início às 6h, na Avenida Beira Rio, ao lado da Academia da Cidade. A saída está marcada para as 7h. O circuito de 3 quilômetros contempla a Praça das Graças, bairro da área central do Recife.
Segundo a SES, a negativa familiar é alta em Pernambuco. Cerca de 55% das famílias dizem não à doação, no momento do acolhimento realizado pelas equipes hospitalares. Ainda assim, este ano, na campanha promovida pela pasta, todas as homenagens vão para aquelas 45% que aderiram à doação de órgãos, um ato de amor que salva muitas vidas.
Algumas listas de espera do Estado estão mais críticas. Hoje, 1.880 aguardam por um rim. Com relação à córnea, são outros 1.493 pacientes que esperam pela comunicação da Central de Transplante informando o grande dia da cirurgia.