O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) da Univasf, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem realizado desde 2021 um projeto pioneiro de monitoramento de abelhas em áreas de conservação no Sertão de Pernambuco. A iniciativa, que também conta com o apoio do Cemave e do Centro de Biodiversidade do Cerrado (CBC), busca proteger polinizadores e garantir a preservação de espécies ameaçadas, como a Ararinha-azul.
O projeto monitora as abelhas em dois importantes ecossistemas: as Unidades de Conservação da Ararinha-azul e o Parque Nacional do Boqueirão da Onça. Além de identificar espécies endêmicas e ameaçadas, a equipe atua no manejo de abelhas africanizadas, que competem com aves por locais de nidificação. As atividades envolvem ainda a capacitação das comunidades locais para a criação de abelhas nativas e a produção sustentável de mel.
O Cemafauna, em conjunto com as comunidades, também promove oficinas sobre a importância das abelhas para o equilíbrio ecológico e a produção de alimentos, reforçando a educação ambiental e o engajamento das novas gerações na conservação dos ecossistemas da Caatinga.