A Defesa Civil de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC), concluiu visitas técnicas em 64 municípios para discutir a segurança de barragens classificadas em Nível de Perigo Global (NPGB). O objetivo das visitas foi atualizar ou criar planos de contingência em caso de rompimento, além de orientar sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens e fornecer manuais técnicos.
O coordenador de Articulação e Gestão de Riscos da Defesa Civil, Major Luís Otávio, destacou a importância dessas ações para preparar os municípios e garantir a segurança das populações.
O trabalho incluiu inspeções, reuniões com gestores locais e apoio técnico para a criação de planos de contingência, como já ocorreu em Petrolina no início de setembro, com inspeção de 10 barragens. A operação continua ao longo do ano, com análise dos planos, recomendações e simulados.
Gostaria de saber quais barragens foram vistoriadas em Petrolina. Gostaria de saber também se a CODEVASF participa dessas vistorias.