Centro de Línguas do IFSertãoPE Zona Rural celebra resultados após 6 anos

por Carlos Britto // 04 de outubro de 2024 às 15:00

Foto: Ascom IFSertãoPE Campus Zona Rural

Promover o acesso ao conhecimento de idiomas, como Inglês e Espanhol, além da própria Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Este é um dos objetivos principais do Centro de Línguas (CeLIF) do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, que completa seis anos de atuação com resultados significativos.

O Centro de Línguas iniciou suas atividades, oficialmente, em 2018, depois da publicação da Resolução nº 54 do Conselho Superior, de 13 de dezembro, que aprovou o regulamento da Política Linguística do IFSertãoPE.

Na ocasião, a professora de Inglês, Gleiciana Baracho, representou o campus no processo de institucionalização dos CeLIFs, participando da construção da Política Linguística e regimento dos centros. “Foi nesse processo que a gente começou a colocar o Centro de Línguas no organograma do Instituto. O campus Petrolina Zona Rural foi o primeiro a institucionalizar o CeLIF. Em 2018, começamos a ofertar cursos de línguas”, afirmou.

Entre as atividades promovidas, está a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada em Inglês e Espanhol, Básico e Intermediário, com quatro níveis cada, e o curso de Libras. Os editais são lançados semestralmente e abertos a estudantes, servidores e comunidade externa, desde que tenham a partir de 15 anos e estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. Os certificados são ofertados semestralmente, mas caso o estudante conclua todos os níveis, pode ficar até quatro anos estudando a língua.

Gratuidade

Os cursos são totalmente gratuitos, presenciais e acontecem na sala do próprio CeLIF. “Mesmo com a distância do campus, a qualidade do curso é tão boa que as pessoas vêm e continuam. Já tivemos várias turmas com alunos de outros municípios, como Sobradinho, Juazeiro e Casa Nova”, ressalta Gleiciana.

Para o semestre 2024.2, estão abertas as inscrições para curso de Inglês Básico Nível I e Espanhol Básico Nível II. Mesmo que não tenha participado do Nível I, qualquer pessoa que atenda aos critérios mínimos pode concorrer a uma vaga através de teste de nivelamento. Para o curso de Libras, a previsão é de que seja aberta nova turma em 2025. As informações são da assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários