Donos de Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do segmento de panificação do Vale do São Francisco vão participar do 1º Concurso de Melhor Pão Francês da Bahia, idealizado pelo Sebrae-BA para todo o Estado. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 17 de outubro, através do site.
No Norte baiano, o evento de lançamento da campanha aconteceu na sede do Sebrae em Juazeiro e foi apresentado por Emerson Amaral, administrador de empresas com MBA em gestão empresarial. O encontro teve a participação do representante regional do Sindicato das Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SINPACEB), empresários e empresas apoiadoras.
Amaral avaliou a repercussão do evento e afirmou que essa ação do Sebrae vem de encontro à sustentabilidade do setor de panificação no Brasil. “O pão tipo francês, que é o nosso pão, é um produto de hábito de consumo que está no dia a dia do brasileiro. Entendemos que essa ação vem para buscar uma maior valorização desse produto e o fortalecimento da identidade da padaria dentro da sua região. Além de proporcionar um aumento do consumo, também vai impactar no aumento do faturamento das empresas e, por consequência, em toda a cadeia produtiva do trigo, trazendo resultados cada vez melhores”, acredita o consultor.
Para o diretor regional do SIPACEB, Saul Gomes Possidônio, a iniciativa é extremamente importante e ajudará a alavancar o fortalecimento da indústria de panificação na região, tendo como garoto propaganda o pão tipo francês, considerado o produto destaque, o mais vendido em uma padaria. “Com as exigências das normas ABNT NBR 16.170, o panificador poderá melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos que vende, o que significa mais ganho”.
O concurso
Os donos das padarias e padeiros vencedores serão premiados com troféu, certificado, smartphone, notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN 2025. A execução do concurso será feita pela empresa Estratex, Excelência em Gestão, com apoio da Fieb, Fermentão, Bunge e Adinor.
O analista técnico do Sebrae em Juazeiro, César Gazzinelli, responsável pelo projeto, considerou o lançamento bastante proveitoso. “Esperamos muitas inscrições de empreendimentos locais. O Sebrae está sempre à disposição para qualificar a gestão e melhorar a produtividade dos micro e pequenos negócios e, com esta ajuda, esperamos que uma empresa da nossa região seja a vencedora do concurso. Afinal de contas, o pão francês nos move todos os dias”, conclui Gazzinelli. As informações são do Portal Sebrae.