A vitória de Simão Durando (UB) para o segundo mandato em Petrolina não foi apenas uma reafirmação de sua gestão, mas também da força de um grupo político que consolidou o desenvolvimento da cidade nos últimos anos. Com mais de 107 mil votos (59,16% dos válidos), Simão garantiu a reeleição no primeiro turno, dando continuidade a um projeto iniciado por Miguel Coelho (UB), seu antecessor.
A ampla margem da vitória confirma que o eleitorado petrolinense optou por seguir com o modelo de gestão, que tem no trabalho na eficiência administrativa e no desenvolvimento urbano, suas marcas principais. Além disso, enterra os fantasmas de pesquisas fabricadas que povoaram a eleição na principal cidade do Sertão.
Simão, em seu discurso de agradecimento, reforçou seu compromisso em continuar avançando em áreas cruciais como saúde, segurança, infraestrutura e saneamento. Sua reeleição não foi apenas uma aprovação pessoal, mas também um reconhecimento ao projeto político mais amplo que ele e Miguel construíram juntos nos últimos anos.
Ao derrotar adversários como Julio Lossio (PSDB), que obteve 52 mil votos, e outros nomes como Lara Cavalcanti (PL) e Odacy Amorim (PT), Simão mostrou que a população de Petrolina valoriza os resultados concretos de uma gestão focada no crescimento da cidade.
Agora, o desafio de Simão será manter esse ritmo de desenvolvimento, honrando a confiança dos mais de 107 mil eleitores que renovaram seu mandato. A continuidade desse projeto político, que transformou Petrolina em uma referência regional, será medida pelos próximos quatro anos, à medida que a cidade cresce e se moderniza. Simão terá a responsabilidade de consolidar as conquistas.
Desenho de 2026
Nas eleições municipais de 2024 em Pernambuco, PSDB e PSB conquistaram 31 prefeituras cada, consolidando-se como as principais forças políticas no Estado. Sob a liderança de Raquel Lyra, o PSDB expandiu sua base de forma significativa em comparação ao pleito anterior, enquanto o PSB de João Campos manteve sua influência. Com esse equilíbrio de poder, o cenário já antecipa uma disputa acirrada para 2026.
Espaços abertos
As eleições de 2024 trouxeram uma renovação acima do esperado na Câmara Municipal de Petrolina, com seis vereadores não conseguindo a reeleição. Nomes como Wenderson Batista ‘Pé de Galo’ (PDT), Alex de Jesus (Republicanos), Rodrigo Araújo (PDT), Samara da Visão (PSD), Marquinhos do N4 (PSD) e Ruy Wanderley (DC) ficaram de fora, além de Erivan Bombeiro (PP), que ocupava a vaga de Lucinha Mota (PSDB). A própria Lucinha, que vinha de uma atuação destacada antes de sua cassação, também amargou a derrota, somando 1.786 votos, insuficientes para retomar sua cadeira.
É inegável o desenvolvimento de Petrolina, como é inegável também que esse desenvolvimento se deve em sua maior parte aos Coelhos. Desde os tempos do Patriarca Clementino Coelho que pensava a frente de todos. Veio Dr. Nilo Coelho, secundado por Dr, Osvaldo Coelho que pensavam muito mais adiante e Petrolina é hoje o que é, a Capital do Vale do São Francisco. Muito provavelmente se Dr. Nilo fosse hoje o Presidente do Senado como foi, a configuração política do Brasil seria outra, pois ele tinha coragem suficiente para exercer com brio o seu mandato, pois lembramos muito bem o seu posicionamento quando falou em alto e bom som “Eu sou o Presidente do Congresso Nacional e não do Congresso do PSD”. HOMEM DE FIBRA, HOMEM COMO POUCOS.
Sim é negável que o desenvolvimento de Petrolina se deve aos Coelhos, mas sim sua posição geográfica privilegiada que permitiu o desenvolvimento da agricultura, e tão somente. Se não fosse o projeto de irrigação da FAO/ONU, os Coelhos estariam labutando com suas indústrias falidas após o fim das mamatas estatais para o coronelismo empresarial da era Kubitschek e perpetuando pelo período militar.
Não sei de onde tiraram esse desenvolvimento, estão falando do asfalto de farofa, o viaduto que piorou o trânsito, as ruas mal feitas e sem saneamento que alagam nas chuvas. Aliás o blogueiro deveria responder sobre o matadouro que uma empresa recebeu novinho em folha e já está fechado de novo, ou a empresa pegou o dinheiro e sumiu na calada da noite sem reinvestir na estrutura, ou a prefeitura foi omissa e não fiscalizou as atividades dessa empresa. Passagem de 5 reais em ônibus sem ar condicionado e sem wi-fi? Para uma empresa que recebeu 4 milhões do dinheiro público? Coisas que ninguém responde. A novidade em Petrolina é um hospital municipal que não é hospital, se você tiver com uma emergência ou urgência você é redirecionado para a UPA, que danado de hospital é esse? Esse é o desenvolvimento de Petrolina, maquiagens.
Defensor, voce so fala merda! Diga isso pra Lagoa Grande, Santa Maria e trezentas outras cidades até Recife que são muito mais antigas que Petrolina, em localização igual ou melhor, mas que nunca deixaram de ser buracos!
Quanto ao asfalto farofa ou viaduto, pior era sem eles, no governo do teu ex-prefeito desnutrido que se calçou 20 ruas foi muito.
Esse é defensor de jumento
Eu tô ligado que tu é Júlio lossio filho, pra ter essa raiva dos coelhos kkkkkk calma calabreso daqui a 4 anos vc perde seu voto novamente kkkk
Seu pobre coitado, daqui a 4 anos estarei morando no Panamá, curtindo meu dinheiro, e vc se lascando no Brasil, pisando o pé no esgoto, pagando 10 reais na passagem de ônibus, enquanto seus amados Coelhos comem caviar com Champanhe . Durma com essa!
Verlania qual cidade até Recife tem terreno mais plano que Petrolina e do lado de uma hidrovia? Logo se vê que não sabe de nada, novembro está chegando e com ele as chuvas, vou voltar aqui para rir da sua cara quando tiver nadando para pegar o ônibus e pagar passagem mais cara que São Paulo.
Defensor, voce ainda vai queimar 4 anos de bolsa familia jogando no tigrinho antes de ir pra um paraiso fiscal onde acha que vai esconder seu grande lucro ?
Daqui a 4 anos nao sabe nem se ta vivo! Adianta e Vai logo porque aqui tu é inutil.
Devia voltar era pra tua terra, Ouricuri, berço do desenvolvimento de Pernambuco.
Calma Verlania, Simão vai salvar pé de galinha para tu não passar fome sem teu cargo de aspone. Sem desespero, no hospital que Simão construiu não atende emergência, para tu não morrer na rua 😂