Nova variante XEC da Covid-19 é identificada em três estados brasileiros

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2024 às 13:00

Foto: © Robson Valverde / SES-SC

Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, denominada XEC, foi detectada no Brasil. A variante, pertencente à Ômicron, foi encontrada em amostras de pacientes do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O primeiro caso foi identificado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em dois pacientes do Rio de Janeiro diagnosticados em setembro. As informações foram compartilhadas com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS classificou a XEC como uma variante sob monitoramento em 24 de setembro, devido a mutações que podem afetar o comportamento do vírus e sinais de “vantagem de crescimento” em relação a outras variantes.

Dados internacionais indicam que a XEC pode ser mais transmissível, mas seu comportamento no Brasil ainda precisa ser avaliado. A variante se espalhou por Europa, Américas, Ásia e Oceania, com mais de 2,4 mil sequências genéticas registradas até 10 de outubro. A detecção no Brasil ocorreu durante uma vigilância ampliada no Rio de Janeiro, que confirmou o predomínio da linhagem JN.1 no país.

Apesar da identificação da XEC, não há indicação de aumento de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro. No entanto, especialistas alertam para a necessidade de manter o monitoramento em todo o país. A XEC surgiu da recombinação genética entre as linhagens KS.1.1 e KP.3.3, apresentando mutações adicionais que podem favorecer sua disseminação. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários