A eleição de Araújo (Avante) para a prefeitura de Amaraji (Mata Sul) encerra duas décadas de domínio da família Gouveia, e já coloca novos nomes no centro das articulações políticas do município.
Entre eles, Denilson Torres, que ganhou notoriedade por suas pautas comunitárias e propostas como o transporte universitário gratuito e a regularização fundiária. Agora, com sua possível inserção na equipe de Araújo, Denilson entra em uma fase de maior visibilidade, em que o desafio será transformar sua atuação nas redes e na base popular em gestão concreta.
Denilson, que participou da campanha e ajudou na derrota da antiga hegemonia, é visto como um potencial articulador das demandas populares no novo governo. No entanto, a sua capacidade de influência na administração de Araújo dependerá de como ele equilibrará as expectativas criadas em torno de suas propostas, como a valorização do empreendedorismo e a ampliação dos serviços públicos, com as limitações orçamentárias e políticas que um governo municipal sempre enfrenta.
O futuro de Amaraji passa pela disposição do novo governo em romper com o que chamaram de “as velhas práticas“, e atender às demandas reprimidas da população.
A adutora
Em seu discurso, na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a deputada Socorro Pimentel (UB) defendeu a construção da Adutora de Negreiros, em Salgueiro (Sertão Central) para solucionar o problema da falta d’água no Sertão do Araripe. De acordo com a parlamentar, o Araripe hoje é abastecido principalmente pela Adutora do Oeste – uma obra da década de 1990, atualmente sobrecarregada. Para ela, o problema se deve à falta de investimentos dos governos anteriores. Segundo Socorro Pimentel, com a construção da Adutora de Negreiros a vazão do Sistema Adutor do Oeste poderia aumentar para 500 litros por segundo, o suficiente para abastecer os 11 municípios do Araripe e garantir o desenvolvimento do polo gesseiro da região.
O irmão
O prefeito de São Caetano (Agreste), Josafá Almeida (UB), quer um deputado estadual para chamar de “seu”. Aliás, muito seu. Seu irmão Jobson Almeida foi anunciado como o seu candidato para deputado estadual. Amparado nos 22.155 votos, mais de 91% da totalidade, que conquistou no último pleito, o prefeito espera ainda o apoio de amigos nos municípios vizinhos.
Fortalecendo
João Campos, prefeito reeleito do Recife, marca presença na reta final da campanha de Júnior Matuto (PSB) em Paulista, na Região Metropolitana. A participação de João, que foi vitorioso na Capital, representa um esforço claro para transferir seu capital político ao aliado, apostando numa virada estratégica no segundo turno. Com esse gesto, é reafirmado o peso da Frente Popular no município e o alinhamento com o ex-presidente Lula. Em jogo, está a consolidação de forças no Grande Recife para garantir uma vitória simbólica e fortalecer as bases socialistas na região.