O Hospital Dom Malan (HDM) de Petrolina realizou nessa quarta-feira (16) um workshop de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado para fisioterapeutas, com o objetivo de qualificar os profissionais e promover a inclusão de pacientes surdos. A atividade foi uma ação especial em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, comemorado em 13 de outubro.
O workshop foi ministrado pela fisioterapeuta Stefany Furtado, que há 14 anos atua na área. “A ideia é compartilhar sinais essenciais para o contexto hospitalar e despertar o interesse por essa formação, que podem contribuir significativamente para nossa atuação como profissionais de saúde”, destacou a profissional.
Sara Rúbia Franco, fisioterapeuta do Pronto Socorro Infantil (PSI) do hospital, elogiou a iniciativa: “Eu achei a oficina excelente e muito importante. Realmente é um pontapé inicial para que a gente se aprofunde no conhecimento em libras e consiga se comunicar de forma efetiva com a população de surdos”.
O HDM, que é referência no atendimento materno-infantil pela rede PEBA (unidades de Pernambuco e Bahia), já recebeu pais de crianças internadas que relatam dificuldades de comunicação dentro da unidade. “Estamos trabalhando para promover uma assistência mais inclusiva, capacitando nossas equipes para melhor atender os pacientes e acompanhantes surdos”, explicou a coordenadora de fisioterapia do hospital, Nara Brandão.