A senadora Teresa Leitão (PT-PE) está à frente de um projeto de lei (PL 3.933/2024) que busca garantir tratamento especializado no SUS (Sistema Único de Saúde) para mulheres que estão passando pelo climatério e pela menopausa, fases que marcam o fim do ciclo reprodutivo e trazem impactos físicos e psicológicos significativos. A proposta, de autoria do senador Mecias de Jesus, está em tramitação no Senado, e Teresa é a relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
Durante audiência pública realizada na última quarta-feira (16), Teresa defendeu a importância de ampliar o atendimento à saúde da mulher no SUS, que atualmente está mais focado na mulher jovem e em idade reprodutiva. A proposta busca incluir o fornecimento de medicamentos hormonais e não hormonais, exames preventivos e diagnósticos, capacitação de profissionais e acompanhamento psicológico.
Teresa destacou o impacto dessa medida para cerca de 30% da população brasileira, que é composta por mulheres em idade de climatério ou menopausa. A senadora afirmou que é necessário “instrumentalizar o Estado” para que a legislação seja capaz de atender às demandas dessa fase da vida da mulher, garantindo um tratamento contínuo e especializado.
A audiência contou com a participação de representantes da Associação Menopausa Feliz, especialistas em ginecologia e representantes dos Ministérios da Saúde e das Mulheres, que reforçaram a necessidade de um atendimento multidisciplinar e individualizado para essas pacientes.