Serviço de teleconsultas do HU-Univasf agiliza atendimentos a pacientes

por Carlos Britto // 20 de outubro de 2024 às 13:29

Foto: Unidade de Comunicação Social/HU-Univasf

Como forma de otimizar a assistência em saúde, o Hospital Universitário (HU) da Univasf, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), implantou o serviço de teleconsulta – modalidade de atendimento realizado a distância com auxílio da tecnologia. O primeiro atendimento nesse formato aconteceu no início deste mês, na Policlínica do hospital-escola.

Os atendimentos estão sendo ofertados, inicialmente, nas especialidades de Hematologia e Saúde da Família e Comunidade. A previsão é de que, ainda este ano, outras especialidades sejam inseridas nesta modalidade, garantindo a ampliação do serviço para um número maior de pacientes e possibilitando maior abrangência do cuidado a distância que, inclusive, é mais rápido e mais cômodo para os usuários que residem em localidades distantes.

De acordo com o chefe da Unidade de E-saúde, Helder Nunes Lopes, durante os últimos quatro meses, o HU-Univasf realizou pilotos de teleconsultas de Hematologia para ajustar o fluxo e a operação dos teleatendimentos. “No dia 4 de outubro, oficializamos a implementação do serviço no ambulatório da Policlínica com o atendimento inicial na especialidade Saúde de Família e Comunidade. Este marco reforça nosso compromisso com a modernização dos cuidados em saúde, facilitando o acesso e ampliando nossa capacidade de atendimento“, disse.

A teleconsulta é uma modalidade regulamentada da Telemedicina que permite a realização de consultas médicas online, ou seja, sem que paciente e médico estejam em um mesmo ambiente. O teleatendimento no Brasil é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde. “As resoluções do CFM estabelecem normas para a realização de teleconsultas, garantindo a segurança e a ética no atendimento remoto“, completa.

Acesso

Os teleatendimentos são voltados às consultas de retorno, focando em pacientes que já são acompanhados pelas equipes do hospital. O profissional realiza a triagem para avaliar a viabilidade do atendimento online, de acordo com as especificidades de cada paciente. Para participar de uma teleconsulta, o paciente precisa, no mínimo, de um celular com conexão à internet. “No entanto, recomenda-se o uso de um computador com internet, equipado com câmera e fone de ouvido, para uma melhor qualidade de comunicação durante a consulta. Além disso, é importante que o paciente esteja em um ambiente tranquilo e com boa iluminação para garantir que a consulta seja realizada da melhor maneira possível“, explicou Helder Nunes.

Esta é a primeira vez que o HU-Univasf adota o sistema de teleatendimento. Segundo Helder, as teleconsultas são realizadas por meio do Sistema de Telessaúde e Telemedicina (STT), que é integrado ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUX). Durante a consulta, os profissionais fornecem informações sobre o tratamento e esclarecem dúvidas também dos familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários