A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) da Prefeitura de Juazeiro (BA) segue intensificando as ações para sanar os problemas ocasionados pela fortes chuvas que atingiram a cidade na última sexta-feira (18). O foco está na desobstrução de canais de drenagem, recolhimento de entulhos e a limpeza preventiva de galerias.
Desde a sexta, as frentes de trabalho já atenderam comunidades dos Residenciais São Francisco e Mairi, Santo Antonio, Alto do Alencar e a localidade de Morrão – entre outras. As equipes atuam ainda na área central e em bairros da cidade, desobstruindo galerias e retirando entulhos que obstruem o sistema de escoamento das águas pluviais. O objetivo é garantir a fluidez da drenagem e evitar novos alagamentos.
O titular da Sesp, Valdicio Pinheiro, reforçou o compromisso da Prefeitura em solucionar os transtornos causados pela chuva. “Nossas equipes seguem nesta segunda-feira (21) desde cedo, trabalhando em várias frentes para garantir a desobstrução de canais e galerias, recolhendo entulhos como fizemos no bairro João XXIII, entre outros e assim minimizar os impactos à população além de prevenir futuros problemas“, frisou.
Trabalhos preventivos
Diante das previsões de mais chuva, a Sesp – em parceria com a Defesa Civil e também a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que fornece informações sobre as previsões climáticas – já vinha realizando as ações preventivas como limpeza de galerias e canais. “Sempre que recebemos a previsão de possibilidade de chuvas, iniciamos imediatamente as ações preventivas, o que nos ajuda a diminuir eventuais transtornos“, assinalou Pinheiro.
A gestão continua monitorando de perto as regiões mais afetadas e reforçando a atuação das equipes para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores. A população pode contar com o apoio da Defesa Civil e das equipes da prefeitura, que estão prontas para atender qualquer emergência, através do número (74) 9 8836-8272.
Como podemos ver não é nem de longe as mudanças climáticas o problema, teoria que vem de fora do Brasil para que continuemos colônia. O problema está aí bem visível, não temos educação suficiente para não jogarmos nosso lixo no lixo, preferimos jogar no meio das ruas, sujando as ruas e entupindo os canais naturais e ou artificiais de escoamento d’água. Jogue o lixo no lixo e não haverá problemas com inundações, ahh! vocês sabiam que se não fosse a Barragem de Sobradinho, Juazeiro nessas épocas chuvosas era inundada? pois bem, PARA FELIDADE DE JUAZEIRO EXISTE A BARRAGEM DE SOBRADINHO que regulariza as cheias e também os períodos sem chuvas.