Servidores da ativa e aposentados estarão nas ruas de todo o País, nesta quinta-feira (24), para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a derrubar o confisco das aposentadorias e pensões. Em Pernambuco, o ato público acontecerá às 9h em frente ao Tribunal Regional Federal (TRF 5), no Recife. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado e as três esferas – municipais, estaduais e federais – estão convocando os segmentos da sociedade para a mobilização.
Segundo os organizadores, antes da reforma a cobrança previdenciária aos aposentados e pensionistas só era aplicada a quem recebia acima do teto do INSS, hoje em R$ 7.786,02. Com a reforma da Previdência, no Governo Jair Bolsonaro, o desconto foi estendido, retirando ainda mais a dignidade de quem trabalhou e contribuiu por toda a vida.
As entidades dos servidores públicos estão em uma intensa mobilização para garantir que o julgamento em curso no STF confirme o fim do confisco nas aposentadorias dos servidores públicos. Além disso, essas entidades esperam que a decisão avance em outros aspectos prejudiciais da Emenda Constitucional 103/2019.
“A Previdência pública no Brasil continua sendo atacada e precisamos conscientizar a sociedade sobre as perdas impostas à população idosa e aos/às aposentados/as, especialmente servidores públicos das três esferas (federal, estadual, distrital e municipal). O objetivo da mobilização é fortalecer a luta por justiça para aposentados e pensionistas, que têm sido duramente impactados pelas recentes reformas previdenciárias, aumentando a pressão para que as mudanças necessárias sejam implementadas”, argumentam.
É penoso este desconto, como faz falta no bolso do , principalmente o idoso. Sofro isso na pele. Absurdo.