Apesar da redução de 1,41% para o Gás Natural Veicular (GNV) a partir de novembro, anunciada há 10 dias pela Petrobras, em Pernambuco a categoria de taxistas e motoristas de aplicativo, entre outras do segmento de GNV, prometem uma grande mobilização no próximo dia 30 de outubro (quarta-feira) no Recife. O motivo é o terceiro reajuste do produto, previsto para acontecer no mês que vem.
Segundo informações, os reajustes do GNV no Estado são trimestrais. No período de um ano – de novembro de 2023 até agora – houve dois aumentos no valor do gás e um reajuste para baixo. Agora, a Copergás solicitou e conseguiu da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe) um novo aumento no preço do produto.
A revolta da categoria deve-se ao fato de que a Copergás, com esse novo reajuste, pretende apenas aumentar sua margem de lucro, não havendo nenhum outro motivo. “Estaremos reunidos no dia 30 para mostrar ao governo que estamos unidos, e precisamos que o governo mostre que está com a gente, como se comprometeu em campanha, e vete esse pedido de reajuste da Copergás”, declarou um dos organizadores do movimento. Vários profissionais do transporte individual de passageiros usaram as redes sociais para protestar e reforçar sua participação no protesto da próxima semana, que pode ocorrer em outras regiões do Estado.