As doenças reumatológicas afetam milhões de pessoas em todo o mundo e, em muitos casos, são mal compreendidas e subdiagnosticadas, o que pode levar a um tratamento inadequado e complicações a longo prazo. Foi com o propósito de informar o público sobre os sintomas, diagnósticos e impactos desse tipo de doença que a Unimed Vale do São Francisco (VSF) realizou, no último sábado (26), o Encontro Reumático.
Durante a abertura do evento, realizado no auditório da cooperativa, deram as boas-vindas ao público o presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano, e o diretor vice-presidente, Luiz Gustavo Mendes. Com o tema ‘Estratégias Para Viver Melhor’ e muita disposição visando à conscientização de pacientes e familiares, o encontro contou com uma série de palestras.
Falaram sobre o tema os médicos Luiz Eugênio (reumatologista), Carla Araújo (médica da Família da Unidor), Arthur Santos (médico da Família da Unidor), Evelyn Almeida (psicóloga da Unidor) e Fabiola Coimbra (nutricionista). “É possível desmistificar essas condições e promover um entendimento mais amplo. Essa conscientização não só beneficia os pacientes, mas também ajuda a sociedade a reconhecer a importância de um diagnóstico precoce e de um manejo adequado“, concluiu a fisioterapeuta e coordenadora da Unidor e Fisiomed, Denila Coelho.