Preocupado com a segurança pública de Petrolina, o prefeito Simão Durando reuniu-se nesta terça-feira (29) com autoridades do setor para avaliar medidas de combate à violência e proteção da população. A reunião contou com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) Secretaria Municipal de Segurança e Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA).
Durante o encontro, foram abordados dados sobre a criminalidade, especialmente em áreas onde têm ocorrido mais incidências como furtos, homicídios, roubos e tráfico de drogas. O prefeito anunciou a aquisição de 70 novas câmeras de monitoramento que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo as vias de entrada e saída do município. Com as novas unidades, a cidade contará, até janeiro, com 130 câmeras de segurança.
Além disso, entre as medidas discutidas, estiveram ainda o aumento de rondas policiais, o reforço da iluminação pública em áreas estratégicas e a ampliação da atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) – principalmente, nos bairros e áreas mais afastadas. Segundo as autoridades, o foco é não só reagir à criminalidade, mas também desenvolver ações preventivas que possam inibir a prática de delitos em Petrolina.
O prefeito destacou a importância de uma ação coordenada entre as diferentes forças de segurança e se comprometeu a intensificar investimentos em segurança pública. “Precisamos trabalhar juntos para garantir que a população se sinta segura. Estamos fazendo nossa parte através de novos investimentos e esperamos que o governo do Estado também faça a sua parte. A união entre os poderes é fundamental para que as ações sejam eficazes e tragam resultados concretos para Petrolina”, ponderou Simão Durando.