Candidatos da Bahia inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que moram em áreas distantes dos principais centros urbanos contarão com o apoio do governo do Estado para terem acesso gratuito aos locais das provas, neste domingo (3/11) e no próximo (10/11). Em uma ação articulada entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e prefeituras municipais, serão disponibilizados ônibus para que esses candidatos possam chegar aos locais de provas antes do horário marcado para o fechamento dos portões (às 13h).
Além do transporte, eles receberão kits com água e lanche. A secretária de Educação, Rowenna Brito, espera que o apoio do governo estimule os estudantes a comparecerem às provas.
“O Enem é a porta de entrada para a universidade. Por isso, nós, do governo do Estado, fizemos uma série de ações, desde os aulões à gratuidade do transporte, seja com o metrô, em Salvador e Lauro de Freitas, ou, no Interior, com a oferta de ônibus, por meio da ação articulada com as prefeituras. Nos dias da realização da prova, estaremos na porta das unidades escolares recepcionando e acolhendo nossos estudantes para incentivá-los, cada vez mais”, disse.
Para embarcar no transporte metroviário sem pagar a tarifa, será necessário apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade com foto ao funcionário da concessionária. O maior fluxo deverá ocorrer a partir de duas horas antes da abertura dos portões e até duas horas após o encerramento do exame. Vale ressaltar que o benefício não se estende à integração com os ônibus.
Srs leitores e população da região. Como GRATES ? As empresas de ônibus, não recebem subsídios dos governos? Não recebem incentivos fiscais, para se instalarem e, cumprir missão, que até para a grandiosissima maioria da população, serviços de péssima qualidade, demora, ônibus lotado, sem ar condicionado e, preço passagens cara. Sou baiano, e, como todo cidadão brasileiro, entendo que nada é de graça e, nós que trabalhamos duro, é que pagamos caro pra sustentar o sistema político. Nada é de graça. Entenda isso. Narrativa que não cola. Pensem nisso. E, que Deus, continue nos abençoando.