A Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do Grupo de Fiscalização de Trânsito (GFT DEL01BA) intensificou ontem (4) as vistorias em veículos de urgência e emergência. A ação aconteceu na BR-324, em trecho do município de Simões Filho (Interior da Bahia).
A iniciativa se baseia também nas diversas situações de perigo que a PRF flagra nas BRs em veículos que têm a missão de salvar vidas. No entanto, dependendo do estado de conservação, do desrespeito à legislação e do ineficiente treinamento dos condutores, esses veículos podem se tornar um risco à segurança viária.
Durante as abordagens, os policiais flagraram inúmeras irregularidades relacionadas ao transporte de passageiros – a exemplo da falta de curso especializado do motorista; veículos com licenciamento atrasado; ausência de equipamentos obrigatórios ou equipamentos ineficientes; mau estado de conservação dos veículos; e motorista inabilitado, entre outras infrações.
A fiscalização teve como objetivo também proporcionar orientações detalhadas sobre a legislação de trânsito aplicada a esse tipo de transporte, abrangendo equipamentos obrigatórios, sistemas de iluminação, normas de circulação, condutas e requisitos dos condutores e veículos. Essas ações também reforçam as atividades de policiamento e fiscalização nas rodovias federais, com foco na prevenção e redução dos acidentes envolvendo veículos do tipo ambulância.