Mutirão de cirurgias beneficiará crianças com Síndrome Congênita de Zika em PE e na BA

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2024 às 13:30

Foto: Matheus Damascena/MS

O Ministério da Saúde anunciou, nessa segunda-feira (4), um mutirão de cirurgias ortopédicas para crianças com Síndrome Congênita de Zika (SCZ) em Pernambuco e na Bahia. A medida, parte do Programa Nacional de Redução de Filas e do programa Mais Acesso a Especialistas, visa a reduzir a espera por intervenções de quadril em crianças afetadas pela síndrome. Com recursos federais ampliados, os Estados aprovados terão até quatro vezes o valor da tabela SUS para cobrir os custos das cirurgias.

As cirurgias atendem à demanda crescente por procedimentos em crianças que apresentam subluxação do quadril, condição comum em casos de SCZ. Em Pernambuco, especialistas da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) incentivam as equipes locais para execução dos procedimentos e acompanhamento em reabilitação. Na Bahia, a previsão é de zerar a fila até o final do ano.

O anúncio ocorreu durante o Colóquio sobre a Síndrome Congênita associada ao Vírus Zika, no Recife – evento que reuniu mães de crianças com SCZ, profissionais de saúde e entidades ligadas à causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Srs leitores e população da região Sanfranciscana. Como toda regra tem exceção, dificílimo nos dias de hoje, principalmente a radiofônica…