A convocação dos analistas e assistentes educacionais em Pernambuco foi alvo de cobrança na reunião plenária dessa terça (5) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), feita pela deputada Dani Portela (PSOL). Segundo ela, apesar da nomeação de 4,6 mil professores no concurso da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) até agora, o Estado ainda não convocou boa parte dos aprovados em duas outras categorias previstas no mesmo concurso: analistas em gestão educacional e assistentes administrativos educacionais.
Segundo os dados apresentados pela parlamentar, foram cerca de 1.000 nomeados para as duas categorias até agora. Dani Portela apontou, porém, a existência de 800 cargos vagos para analistas em gestão educacional e 3 mil cargos vagos para assistentes administrativos educacionais.
“Precisamos saber quando o governo do Estado de Pernambuco irá convocar o total dos analistas e assistentes que estão no cadastro de reserva. Quando a governadora Raquel Lyra vai nomear o cadastro de reserva de analistas e assistentes em educação? Porque a necessidade existe e está mais do que comprovada e o Estado precisa divulgar o cronograma das datas previstas para essa nomeação”, perguntou.