Nesta segunda-feira (18), advogados e advogadas de Pernambuco participam da eleição para definir os novos dirigentes da OAB-PE para o triênio 2025-2027. Pela primeira vez, o pleito ocorre de forma totalmente online, com votação das 9h às 17h, por meio de computadores, smartphones ou tablets.
Além da escolha da diretoria, conselheiros e Caixa de Assistência, os inscritos também irão votar na lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pelo Quinto Constitucional. A lista deste ano segue critérios de paridade de gênero, com 50% das vagas destinadas a mulheres, e cota racial de 30% para advogados negros, pretos ou pardos.
O sistema de votação, certificado pelo Conselho Federal da OAB, garante segurança e transparência, com auditoria do processo eleitoral. Para aqueles com dificuldades, pontos de apoio foram disponibilizados no Recife Expo Center e nas 29 subseccionais da OAB-PE em todo o estado.
O resultado será divulgado uma hora após o encerramento da votação. O voto é obrigatório para advogados em dia com as anuidades da Ordem, sob pena de multa para quem não justificar a ausência no prazo de 30 dias. (Fonte: Folha PE)