O curta-metragem “Arapuã” , dirigido e roteirizado pela jovem Fernanda Walentina, chega às telas em uma celebração à ancestralidade e à cultura indígena. O filme será exibido no dia 30 de novembro, na Quadra da Aldeia Casa Nova, no território Pankará, em Carnaubeira da Penha (PE),Sertão de Itaparica, e no dia 1º de dezembro no CEU das Águas, Bairro Rio Corrente, em Petrolina.
A produção retrata a história de Jorge, um viúvo que encontra no convívio com o neto motivos para refletir sobre a vida e o legado do Arapuã. A obra é uma homenagem às avós da diretora, especialmente ao Seu Luiz Pereira, indígena Pankará.
Com contribuições do artista visual Kelner Atikum Pankará, o filme destaca a riqueza da tradição local. Produtos da Associação Mulheres Artesãs Pankará (AMAP) e da Nice Artesã Pankará enriquecem a narrativa, que celebra uma cultura indígena de forma autêntica.
A exibição contará com intérprete de Libras, garantindo inclusão para a comunidade surda, além de um bate-papo após a sessão no CEU das Águas. O projeto foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo (LPG) e é gratuito e aberto para todas as idades.