A 2ª edição do ‘Acerola Day’ reuniu cerca de 150 produtores e membros de cooperativas no auditório da 3ª Superitendência Regional (SR) da Codevasf, em Petrolina, no último sábado (23). Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR) e Sebrae/PE, o evento discutiu temas essenciais para o setor, como o uso de biofertilizantes, certificação orgânica e manejo da cultura, além de abordagens de perspectivas de mercado.
Com a acerola sendo amplamente cultivada por pequenos produtores da agricultura familiar e ganhando espaço no mercado internacional, o evento destacou a importância de tecnologias e práticas sustentáveis para fortalecer a competitividade. Atualmente, Pernambuco registra 1.039 certificações orgânicas, ampliando as oportunidades para exportação e novos mercados.
Jorge Mariano, presidente da Cooapinc, elogiou a iniciativa, ressaltando que o encontro trouxe orientações práticas para a expansão do cultivo no Vale. Para Laianne Macedo, analista do Sebrae/PE, os debates reforçaram o compromisso com inovação e sustentabilidade no setor. “O Acerola Day é um passo importante para fortalecer a produção com qualidade e baixo custo”, pontuou.
No encerramento, Flávio Diniz, gerente executivo da SPR, destacou o sucesso do evento: “A tendência do mercado é ser cada vez mais exigente, e a tecnologia no manejo será essencial para atender à demanda da acerola, seja in natura, em polpas ou na indústria de cosméticos.”