O jornalista e poeta Carlos Laerte decidiu fazer diferente este ano. Em vez dos convencionais releases de matéria sobre o já tradicional calendário de sua empresa, a CLAS Comunicação & Marketing, ele decidiu escrever um artigo para destacar o tema do calendário de 2025 – as aves da caatinga.
Confiram:
Que 2025 venha com a poesia e a musicalidade da passarada em voos ensolarados, encantos coloridos, cantos e plumagem variada. A Série de Calendários da CLAS Comunicação e Marketing, em parceria com a Cadan Distribuição, Gráfica Bandeirante e a Agrovale, foi buscar no único bioma exclusivamente brasileiro, o tema da edição de 21 anos: ‘Os Pássaros da Caatinga’.
Uma mostra representativa que ressalta 12, entre as mais de 600 espécies de aves catalogadas, algumas seriamente ameaçadas de extinção devido a destruição de seu habitat, e captura para uso ornamental, comida e canto. A partir do olhar apurado e das lentes certeiras dos fotógrafos Mauricio André e Cícero Benício da Silva, a avifauna vai se revelando em surpreendentes ângulos, sensações e emoções, seja anunciando a chegada da estação chuvosa ou no prenúncio da estiagem.
Necessários ainda para polinização das plantas, combate às pragas, integração da cadeia alimentar, contribuição na dispersão de sementes e equilíbrio do bioma, as aves de canto inspirador são também expressões culturais e da produção de cordel, literatura e música em todo Brasil. Vai, voa e volta sempre passarinho, para cantar nas janelas do coração.
Carlos Laerte/Poeta, jornalista e idealizador da série de Calendários da CLAS Mk