A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informatizou 96% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e da zona rural. O avanço, alcançado com recursos próprios e em parceria com o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), marca uma grande evolução, considerando que apenas 24% das unidades eram informatizadas no início da atual gestão.
Segundo a superintendente de Atenção Básica, Pollyanna Evangelista, a modernização trouxe benefícios como a melhoria na produção das UBSs, aumento nos indicadores do programa Previne Brasil e maior eficiência no acompanhamento cadastral dos pacientes.
A informatização também possibilitou a adesão dos profissionais de saúde à plataforma Telessaúde Bahia, que oferece teleconsultorias, treinamentos, diagnósticos remotos e suporte para equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A médica Luana Leite, supervisora da Residência de Medicina da Família, destacou que a ferramenta melhora a eficiência da atenção primária ao permitir discussões de casos clínicos e capacitações constantes.