O município de Juazeiro (BA) chegou à marca de mais de 600 cirurgias eletivas em 2024. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) da prefeitura, os procedimentos foram desde cirurgias gerais, pediátricas, ginecológicas até tratamento de varizes.
“Para garantir que a nossa população não tenha que esperar pela disponibilidade das cirurgias nas unidades hospitalares geridas pelo Estado, fizemos convênios com unidades hospitalares da região. Mesmo a responsabilidade dos procedimentos sendo do Estado, estamos agindo para evitar que os juazeirenses tenham seus problemas agravados e possam ter qualidade de vida e saúde“, ressaltou a prefeita Suzana Ramos.
A gestão municipal potencializou a atenção especializada, tanto nas Unidades de Saúde com gestão própria, como através de contratos com prestadores de serviço para disponibilizar para a população, além de cirurgias, exames laboratoriais, de imagens, atendimentos ambulatoriais entre outros.
Fluxo para agendamento
O fluxo para as marcações de cirurgias começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O médico solicita exames e, constatando a necessidade de um procedimento, o paciente é encaminhado para um especialista.