O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizará, na próxima segunda-feira (23), a solenidade de lançamento do projeto “Supera São Francisco Bahia: resgatando a viabilidade da caprinovinocultura do Sertão baiano”. O evento acontecerá às 9h, no auditório do Complexo de Multimeios da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
O projeto busca compartilhar conhecimentos, tecnologias e serviços que ajudem a superar os desafios da caprinovinocultura no semiárido nordestino. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), o IFSertãoPE e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os municípios baianos atendidos serão: Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Uauá, Sento Sé, Andorinha, Ourolândia, Abaré, Chorrochó, Glória, Mucururé, Paulo Afonso, Rodelas, Barra, Buritirama, Itaguaçu da Bahia, Muquém do São Francisco, Xique-Xique e Morpará.
Com duração de 27 meses, o projeto pretende capacitar produtores e técnicos, priorizando comunidades tradicionais, mulheres e jovens. Também serão oferecidos produtos e serviços nos municípios, com o envolvimento de professores, técnicos e estudantes do IFSertãoPE e pesquisadores da Embrapa. Entre as ações previstas, estão a estruturação de unidades laboratoriais para análises contínuas de parasitoses, implantação de um programa de controle antiparasitário, suplementação mineral e orientações nutricionais para dietas de baixo custo. Técnicos também serão capacitados em cortes especiais de carne ovina e caprina, com o intuito de agregar valor à produção.
A iniciativa conta com um investimento de R$ 25 milhões, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), com execução prevista até junho de 2026. O objetivo é implementar ações de controle de verminoses em ovinos e caprinos, beneficiando diretamente 14.944 famílias e 747.197 animais.