Pioneira na implementação do prontuário eletrônico AGHUse, a Bahia ganhou mais um importante aliado tecnológico na área da saúde: o UpToDate. Incorporada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a ferramenta vai facilitar a prática clínica, dar agilidade à tomada de decisão, reduzir custos operacionais e garantir mais segurança ao paciente da rede estadual. Na Bahia, a plataforma será utilizada por mais de 30 mil profissionais da saúde lotados em 37 unidades do Estado – incluindo hospitais, maternidades e centros de referência.
O anúncio ocorreu no último final de semana, durante o Seminário de Inovações Tecnológicas na Saúde Pública da Bahia, realizado pela Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia (Saftec), no auditório Lúcia Alencar, na Sesab.
Conduzido pelo superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Luiz Henrique D´Utra, o encontro teve a presença da secretária estadual de Saúde, Roberta Santana; do subsecretário da pasta, Paulo Barbosa; da superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Frank; do diretor geral das Unidades Próprias, Michael Carmo; e do coordenador geral de Gestão de Sistemas de Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde (CGTICS), Diego Daltro.
Apresentação
Para uma plateia formada por diretores de hospitais, coordenadores de farmácia de unidades de gestão direta, coordenadores de hospitais e centros de referência, além de coordenadores dos núcleos regionais, D´Utra fez uma breve apresentação sobre o UpToDate e outras ferramentas digitais disponibilizadas para profissionais de saúde da rede estadual, a exemplo da Plataforma Bahia e do sistema inteligente para Farmácia Clínica NoHarm.ai.
“Ferramentas como o UpToDate ajudam a minimizar erros médicos, reduzir desperdícios e a deixar mais seguros, rápidos e eficientes os diagnósticos e decisões clínicas. É um banco de dados robusto, com mais de 40 mil clientes de 190 países e dois milhões de usuários, e que atinge não apenas médicos, mas todos os profissionais de equipe multidisciplinar, como enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas, que terão acesso imediato a uma plataforma 100% baseada em evidências científicas atualizadas”, explicou o superintendente da Saftec.