Funcionários terceirizados do Restaurante Universitário (RU) da Univasf, vinculados à empresa Paisagem Comércio e Serviços Ltda, estão enfrentando atrasos recorrentes no pagamento dos seus salários e do vale-transporte. Além disso, a empresa também não pagou até o momento as duas parcelas do 13º salário – obrigatório por lei. A situação levou o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade a interceder pelos trabalhadores.
“O Diretório Central dos Estudantes manifesta sua total solidariedade aos trabalhadores terceirizados do Restaurante Universitário da Univasf, vinculados à empresa Paisagem Comércio e Serviços Ltda, que enfrentam uma grave situação de descaso e injustiça. Além dos recorrentes atrasos no pagamento de salários e vale-transporte, a empresa, que possui mais de 150 funcionários, não realizou o pagamento do décimo terceiro salário, cujo prazo expirou no último dia 20 de dezembro. Até o momento, nenhum novo prazo foi informado, deixando os trabalhadores em total incerteza e desrespeito à legislação trabalhista”, destacou a nota do DCE.
“É inaceitável que uma empresa que cobra valores tão altos pela prestação de serviços ao Restaurante Universitário trate seus funcionários com tamanho descaso. Informações públicas disponíveis no site JusBrasil também revelam que a Paisagem Comércio e Serviços Ltda acumula mais de 100 processos na Justiça, evidenciando um histórico preocupante de irregularidades”, frisou o Diretório, que questionou a empresa sobre o cumprimento de suas obrigações e também a Univasf. “Por que a empresa não cumpre com suas obrigações trabalhistas? Por que a Univasf, como contratante, permite que situações como essa se perpetuem?”, indagou o DCE.
“Exigimos respostas imediatas e ações concretas tanto da empresa Paisagem quanto da gestão da Univasf. Não aceitaremos que os trabalhadores, essenciais para o funcionamento do Restaurante Universitário, continuem sendo penalizados pela má gestão ou pela falta de fiscalização. Seguiremos acompanhando de perto essa situação e nos colocando ao lado de quem luta por direitos e dignidade. Trabalhadores unidos, estudantes apoiam”, encerrou a nota.
Resposta
Procurada pelo Blog, A Reitoria da Univasf informou que todas as notas fiscais relativas aos RUs estão com os pagamentos em dia. “Desta forma, não há, da parte da Universidade, nenhuma pendência com a empresa terceirizada responsável pelo fornecimento do serviço de alimentação nos RUs”, informou a instituição. O Blog tentará um contato com a empresa Paisagem sobre o assunto.
Sou funcionária, estou com meus proventos atrasados,fui acometida com um problema de saúde trabalhando, não tive apoio da empresa, estou aguardando perícia no inss, desde o Dia que comecei fui alertada sobre esta situação de atrasos recorrentes,o médico desconfia de uma lesão na coluna, pois na realização de tarefas no restaurante sentia dores insuportáveis,por conta do peso das cubas, tenho mas observações, espero em Deus que tudo se resolva, Obrigado Deus Abençoe.