Em contato com o Blog, uma mãe de Juazeiro (BA) relatou enfrentar dificuldades para matricular seu filho com deficiência na rede municipal de ensino para o ano letivo de 2025. Ela afirma que, ao tentar fazer a matrícula online, se deparou com a falta de vagas disponíveis, apesar de o site informar que a pré-matrícula para alunos novatos com deficiência estaria aberta entre os dias 7 e 8 de janeiro. Segundo ela, ao acessar o sistema, as vagas disponíveis já não atendiam mais a especificidade de sua demanda, dificultando a busca por escolas mais próximas de casa.
“Gostaria de relatar o absurdo nas matrícula escolar na rede municipal de Juazeiro, onde as pessoas com deficiência ficaram com a opção de matrícula nos últimos dias. No site não está claro sobre as matrículas de alunos novatos. Foi um verdadeiro cavalo de Troia, já que no site tinha a seguinte informação: 07/01/2025 à 08/01/2025 Pré-matrícula de estudantes novatos com deficiência“, informou a leitora.
Ainda de acordo com o relato da mãe, a situação também inclui a falta de preparação para atender as necessidades de crianças com deficiência, que enfrentam desafios adicionais, como a necessidade de sair mais cedo da escola para realizar terapias e tratamentos.
“Quando as mães entraram no site, não tinha mais vagas disponíveis para escolha, e sim apenas aquelas vagas que ninguém mais queria ou escolheu, dificultando ainda mais a vida das mães que necessitam de escola perto de casa, pois seus filhos têm uma probabilidade maior que as outras crianças de terem de sair antes do horário da aula, tanto por terem que fazer terapias como por suas necessidades serem diferenciadas“, concluiu. A redação do Blog encaminhará a situação para a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) de Juazeiro.