O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Verdejante (Sertão Central), participou de um esforço conjunto que resultou em melhorias significativas na estrutura da Cadeia Pública Feminina do município, que conta com um total de 25 detentas. A articulação entre policiais penais e detentas, com o apoio da sociedade civil, possibilitou a realização de intervenções estruturais.
As obras contribuíram para melhorar as condições de salubridade e conforto da unidade, beneficiando tanto as internas quanto os servidores que trabalham na Cadeia Pública de Verdejante. As reformas contaram com a participação das detentas, a partir da colaboração e apoio de profissional vinculado ao Núcleo Prisional de Salgueiro, que forneceu o treinamento, e tiveram como objetivo solucionar as demandas identificadas em vistoria conduzida pelo Ministério Público em 6 de novembro de 2024.
Na inspeção, a Promotoria de Justiça apontou deficiências estruturais prejudiciais à dignidade das internas e à segurança do ambiente prisional. A sociedade civil também desempenhou um papel importante, viabilizando a doação de materiais utilizados na reforma.
“Essa atuação conjunta reforça o compromisso do MPPE com a garantia dos direitos das pessoas privadas de liberdade e com o cumprimento das diretrizes previstas na Lei de Execução Penal, assegurando condições mais dignas e incentivando práticas de ressocialização para essas mulheres“, destacou o Promotor de Justiça Leon Klinsman Farias Ferreira.