Atualização de rebanhos na Bahia encerra prazo nesta sexta-feira

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2025 às 18:33

Foto: Ascom Adab/divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão complementar da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), está emitindo um alerta sobre o fim do prazo de cadastramento dos rebanhos. O prazo para atualizar os rebanhos no Estado termina sexta-feira (17). O não cumprimento desse trâmite impedirá os criadores de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA).

A atualização cadastral é obrigatória para todos os produtores rurais baianos que possuem animais de produção, de qualquer espécie (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, abelhas e peixes). A importância de cadastrar o rebanho está diretamente ligada à saúde e segurança dos animais, além de garantir a regularidade e a possibilidade de comercialização e transporte dos mesmos.

O governo do Estado oferece duas formas para a atualização dos rebanhos. Uma delas é pelo Sistema de Defesa Agropecuário da Bahia (Sidab), acessado através do site da Adab. A outra é comparecer a um dos 402 escritórios de atendimento da Agência espalhados por todo o Estado.

De acordo com dados do último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem 762 mil propriedades rurais na Bahia, com a criação de bovinos liderando com 13,2 milhões de cabeças de gado, o que coloca o Estado em posição de destaque no Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários